Campanha "Criador Legal" debate a importância das boas práticas de criação e posse responsável




Criador Legal é uma campanha idealizada por entidades do setor pet, com o objetivo de valorizar o trabalho do criador de animais de estimação e difundir as boas práticas da criação, do nascimento à comercialização ou disponibilização para adoção, pelas autoridades competentes do governo.


Para ser um Criador Legal, é preciso ter a certificação do PDI Pet, concedida pelo Instituto Pet Brasil com apoio das demais entidades do setor. O PDI Pet avalia o nível de maturidade das empresas, redes de comercialização, entre outros agentes do setor, em relação às boas práticas de criação e manuseio de animais de estimação, conforme definições da Câmara Pet, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Ações práticas

Além da atuação em ambiente digital e do conteúdo com orientações para os profissionais da área, a campanha disponibiliza as ferramentas do PDI Pet , programa desenvolvido pelo IPB para aprimoramento de negócios do setor e para a maturação de boas práticas. “Para receber o selo Criador Legal, é preciso ter o certificado PDI Pet. A solicitação não gera custo para o criador, além de ajudá-lo no diagnóstico do seu negócio”, explica Campos.

De um total de R$ 34,4 bilhões gerados em 2018 pelo setor pet, a comercialização de animais é a segunda atividade que mais gera faturamento, com quase 13% do valor total, atrás somente do pet food. Em todo o Brasil a cadeia pet gera cerca de 2 milhões de empregos. “Esses números expressivos mostram a força e a importância da atividade da criação de animais de estimação. O bom profissional merece ser reconhecido e valorizado”, finaliza.


Embaixadores

A campanha Criador Legal conta, ainda, com o suporte de personalidades que são referências no mundo pet. O primeiro embaixador é Renato Leiva, profissional reconhecido no Brasil e no exterior quando o assunto é beleza animal. Leiva é vencedor e finalista de diversas competições e possui certificações internacionais em estética canina. É também um dos profissionais mais premiados e conceituados do mercado nacional e foi competidor pela seleção brasileira nos últimos dois anos.


Associações participantes

Associação Brasileira das Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet); Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia (Abla);  Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Brasil); Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC); Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros Nativos (COBRAP);  Federação Ornitológica do Brasil e o Instituto Pet Brasil (IPB).


Para mais informações, acesse campanhacriadorlegal.com.br


7 visualizações