Carnaval: Confira o alerta sobre uso de glitter, spray e tintas em pet



O uso pode causar alergia e intoxicação nos animais. Som alto também é prejudicial


Tingir o pelo do seu pet pode até parecer uma ideia fofa, mas pode fazer um mal danado aos bichinhos. As tintas, sprays, glitters e outras invenções diversas, que têm sido bastante usadas nos pets principalmente em épocas do Carnaval e os deixam coloridos, podem causar muito mal à saúde deles, inclusive, com intoxicação e reações alérgicas severas.


Apesar de até haver esses produtos específicos para os pets, muitos veterinários não aconselham o uso. “Os animais podem ter alergia, apresentar alguma dermatite, por conta desses produtos químicos. Por mais que a gente os trate como membros da família, é preciso deixar a natureza deles livre”, diz a médica veterinária Mônica Andrade.


Usar adereços e fantasias são as melhores alternativas para deixar o seu pet pronto para a folia. “Usar uma roupinha, fantasia, enfeitar, uma sainha, aí sim, eles ficam lindos e adoram, não afeta nada a eles”, considera.


Festinhas e aglomerações


Cair na folia do Carnaval é divertidíssimo para quem gosta, mas para os nossos bichinhos pode ser uma tortura. A aglomeração de pessoas, sem contar o som alto das músicas carnavalescas, causam estresse, ansiedade, irritação e muito incômodo. Por isso, também é melhor evitar.


“Um local calmo é melhor. Dê preferência por brincar o carnaval em casa, sem muito barulho e tirar eles da proximidade de som alto. Isso provoca dor ao ouvido, eles ouvem dez vezes mais que o ser humano. Aos meus pacientes, aconselho fazer algo mais reservado, em casa, com cães que já tenha convívio, que eles se divertem bem mais”, ressalta a veterinária.


Saúde animal


Além disso, também é preciso estar atento à saúde dos pets para evitar que eles se contaminem com doenças diante a proximidade de outros animais.


“Você não sabe se outros que estão no local têm alguma doença, virose, se estão vacinados, vermifugados. Existe uma série de fatores em termo de patologias que podem acometer no seu animal, inclusive através das fezes. Antes de tudo, deve-se usar coleira contra pulgas e carrapatos. É algo que tem que ser muito bem pensada e planejada pelo tutor antes de levá-lo”, completa a veterinária.


Quer fazer uma festinha para eles? Então, reúna os pets mais chegados, aqueles que o seu animalzinho adora brincar. Sem som alto, crie algumas brincadeiras, como corridas, desvio de obstáculos, tipo “agility”. “Eles vão aproveitar muito mais encontros desse nível do que em ambientes que podem causar algum tipo de estresse ao animal”, completa.


Fonte:https://www.f5news.com.br/blogs-e-colunas/coluna-de-estimacao/carnaval-veterinaria-alerta-sobre-uso-de-glitter-spray-e-tintas-em-pet_53992



6 visualizações0 comentário