Dicas para um controle de estoque eficiente




Na administração de qualquer negocio a um controle de estoque eficiente é fundamental para que se tenha o melhor fluxo e aproveitamento das vendas. Em um Pet Shop não é diferente. No entanto, muitas vezes, com a correria do dia a dia, esse passo tão importante acaba sendo esquecido e em decorrência disso, muitos outros problemas surgem. Produtos que faltam na prateleiras são oportunidades de vendas perdidas.


O que é controle de estoque?


O controle de estoque é o processo de fazer a gestão de mercadorias e produtos em seu Pet Shop, como objetivo informar a quantidade disponível de cada item dentro da loja e também a quanto dinheiro você tem investido em estoque. Para isso, é preciso registrar quanto e quando entram entram e saem os produtos. Dessa maneira, será possível identificar a real movimentação de sua loja e ter um estoque controlado, sabendo a quantidade correta de cada produto para atender a demanda de seus clientes e não perder vendas.


O que parece claro nem sempre é para muitos gestores que ainda não sabem ou não querem realizar o controle de estoque corretamente. Pois muitos não veem a importância desse controle, que ajuda e muito na melhora da eficiência e organização de alguns dos processos internos, como compras e verificação de validade. Além de diminuir desperdícios, tanto de espaço, quanto de recursos financeiros, pois um grande estoque significa uma grande quantidade de dinheiro parado.



Quais são as outras vantagens


Além de se saber quando e quanto se comprar, o controle de estoque é fundamental para seu Pet Shop, pois, traz uma série de outros benefícios como:


  • Maior aproveitamento do tempo de toda equipe, pois desenvolvem uma tarefa adicional no dia a dia e não ficam ociosos.

  • Melhor Aproveitamento do espaço de armazenamento, pois quando está organizado, fica muito mais otimizado.

  • Facilidade no controle e relacionamento com fornecedores de produtos para Pet Shop, contribuindo para entender melhor as datas de compra e como aproveitar as promoções de compra por quantidade

  • Evita desperdícios de recursos financeiros, pois verificamos com antecedência as validades e avarias.

  • Reduz o risco de erros de contabilização e verificação de quantidade de produtos na loja

  • Aumenta as vendas, pois o cliente sempre encontra o produto que precisam na loja.


Dicas para fazer um controle de estoque eficiente


Após entendermos a importância desse controle, segue algumas dicas importantes sobre a gestão do estoque para além da contagem de itens na entrada e saída.


  1. Comece fazendo um inventário – o primeiro passo é contabilizar quantos e quais itens estão armazenados no estoque de seu pet shop. Sabendo exatamente os produtos que possui, você conseguirá ter uma melhor gestão. Assim, você saberá sempre o que é necessário comprar ou quando é preciso dar uma pausa nas compras.

  2. Faça sempre revisões periódicas – fazer um inventário e ter um controle rigoroso não é garantia que tudo saia perfeito, por isso, é recomentado que, periodicamente, sejam feitas revisões no estoque, já que falhas e imprevistos sempre podem acontecer. Essa revisão deve ser feita em um tempo determinado de acordo com as necessidades de seu pet shop para manter as informações sempre atualizadas ou em um tempo padrão como trimestralmente, por exemplo.

  3. Registre fielmente todas as movimentações – Fazer um registro fiel de tudo que entra e sai de seu estoque te dá uma visão certa de quais são os produtos que mais vendem em seu pet shop. Com essas informações também é possível criar uma estratégia de vendas mais eficiente, por exemplo, se o seu controle de estoque aponta que tem um produto há muito tempo com poucas vendas, é possível fazer uma promoção para que ele saia mais. Além disso, evitará prejuízos como a necessidade de descarte de produtos vencidos.

  4. Planeje as compras baseando-se na movimentação do estoque – Com base em seu histórico de movimentações, converse com seus fornecedores e faça compras eficientes de produtos que realmente precise. No entanto, podem ser necessárias compras de última hora, por isso, um distribuidora de produtos para pet shop e produtos veterinários com uma entrega rápida é fundamental. Na Linavet entregamos no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo no prazo de 24 horas.

  5. Controle de validade – Todos os produtos perecíveis possuem prazos de validade e quando um produto vence dentro de seu estoque é dinheiro perdido. Assim, o controle de validade é essencial para evitar perdas, além disso, previne que um produto já com o prazo de validade vencido seja vendido e cause transtornos ainda maiores para seu negocio. Portanto, monitore esses dados, armazene os produtos no estoque estrategicamente de forma que os produtos com vencimento primeiro fiquem em destaque. Também, faça da conferência de validade uma rotina.

  6. Cuidado com itens sazonais – Quando um produto é “sazonal”, significa que pode ser vendido em grande quantidade em um período e menos em outro. Por exemplo, roupas de frio para pet são mais vendidas no inverno. Por isso, cuidado com a quantidade comprada em determinado período para que não fique com estoque parado.

  7. Escolha um colaborador com perfil adequado – Para essa tarefa o colaborador deve possuir algumas características fundamentais como perfil responsável, atento e detalhista, já que o trabalho exige muita atenção e concentração. Também é necessário que seja ágil para localizar produtos e tenha facilidade para trabalhar com números.


Como os dados organizados, é possível, rapidamente, consultá-los para tomar decisões de compras e vendas, como promoções e queima de estoque. Isso evita a gestão reativa, que apenas apaga incêndios, dando lugar a uma gestão proativa, que previne erros. Assim, você saberá quando um produto deve ser comprado antes que acabe em seu estoque e prejudique seus clientes.


O estoque de uma empresa é, sem dúvida, uma das fontes de recursos mais importantes para o negócio como um todo. Afinal, é essa comercialização sua principal base de lucros.


Tenha um estoque organizado e conte com parceiros rápidos para que suas entregas estejam sempre em dia e seu estoque atualizado. A equipe comercial da Linavet Distribuidora está sempre atento aos estoque dos nossos parceiros e clientes. Trabalhamos com uma venda saudável, pensando sempre no giro de produtos do cliente, quantidade armazenado com uma validade adequada e prazos para entrega.


Não queremos apenas vender e deixar seu Pet Shop com um estoque lotado, deixando seu dinheiro parado e colocando seu negocio em risco. Além disso nos preocupamos em realizar eventos e entregar brindes para que se eventualmente algum produto fique com giro baixo esse problema possa ser solucionado. A Linavet Distribuidora quer ser o parceiro ideal para seu negocio.




34 visualizações